Artigo Sobre a Cidade

O Famoso Bode de Riachão do Dantas (morreu em 2007)

O Bode Bito.*

O famoso bode de Riachão do Dantas morreu no dia 29 de julho de 2007. Ele ficou famoso por assistir missas e acompanhar cortejos fúnebres na cidade. Foi destaque em programas do SBT, Globo e Record.

Bito um dia escapou da panela, por ter a fina qualidade de se socializar com todos; foi assim que conquistou os 20 mil corações da cidade, participando de missas, enterros (o que ele mais preferia), velórios, procissões e até dos desfiles comemorativos de 7 de Setembro, dia de nossa independência – um bicho humano…

Sentava nos bancos das praças e até parecia conversar com as pessoas; têm-se notícias que até lhe pediam opiniões. Não podia ouvir os sinos da igreja de Nossa Senhora do Amparo, que já lhe subia as escadarias, para ver o que estaria a acontecer.

Ninguém soube explicar até hoje, esse prazer que o Bito demonstrava em estar junto das pessoas. Nas comemorações ou cortejos, estava sempre à frente, como Autoridade, solene e compenetrado, nunca de lado ou atrás. Morreu de velho e hoje é História nos lábios de tanta gente que lhe sente as saudades. Criaram até a Festa do Bode em sua homenagem, ainda quando era vivo, quando participou de um documentário premiado em caráter nacional, quando 3 bandas de forró tocaram para ele”.

*Foto e texto reproduzidos do Blog: medicosilustresdabahia.blogspot.com.br